Apresentação

Imagem: Márcia RodriguesNesta seção você encontra uma relação de publicações, sites, estudos e teses que abordam a questão da mudança do clima e assuntos relacionados.
Os itens estão organizadas por temas e trazem um resumo sobre o conteúdo de cada obra, bem como seu autor, instituição responsável pela publicação e links para acesso do texto online, quando esse estiver disponível.

Boa leitura!


• Guia de Compras Públicas Sustentáveis

Rachel Biderman, Laura Silvia Valente de Macedo, Mario Monzoni e Rubens Mazon (orgs.)
Fundação Getulio Vargas
Clique aqui para fazer o download da publicação.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • Carta da Terra - A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.  Clique aqui para ler a carta

"Atitude em foco" é uma publicação bimestral da Atitude que reúne notícias, opiniões, produtos e estudos sobre a sustentabilidade aplicada aos negócios.

  • Boletim Acadêmico Mercado Responsável
    Univ. Fed. São João del Rei - Campus Ctan
    Univ. Fed. São João del Rei - Campus Ctan
    Link: http://www.decac.ufsj.edu.br

Contribui teoricamente para o conceito e a arquitetura de mercados responsáveis, de forma interdisciplinar no campo das Ciências Sociais Aplicadas, possibilitando apontar desafios, limtes e oportunidades para a sustentabilidade de organizações responsáveis, tanto públicas quanto privadas, por meio da difusão de grupos de pesquisa, pesquisadores, eventos, publicações, notícias e artigos de opinião, resenhas, notas técnicas e, em uma segunda etapa, artigos científicos sujeitos a blind review, quanto ao estado da arte dos estudos em responsabilidade social empresarial, ética empresarial, economia solidária, comércio ético e justo, economia da comunhão, governança pública e privada, accountability, governo eletrônico, redes organizacionais, desenvolvimento sustentável, planejamento regional para eco-cidades, políticas públicas, gestão da cadeia de suprimentos, educação para o consumo, qualidade de vida no trabalho, direito administrativo, gestão ambiental, sociedade sustentável e tecnologia da informação aplicada à gestão do conhecimento.

• Bússola
Centro de Estudos da Sustentabilidade
Fundação Getulio Vargas
Link: http://ces.fgvsp.br/?fuseaction=contentAlone&IDdocumento=263

O Bússola - Boletim Eletrônico do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP - foi publicado no ano de 2005, com distribuição mensal e o objetivo de ampliar as discussões sobre sustentabilidade por meio da divulgação de artigos, notícias, publicações, eventos e cursos, trazendo diferentes abordagens sobre o tema. Clique no link acima para conferir as edições do Bússola.

• Inovations in Sustainable Enterprise
Center for Sustainable Enterprise - UNC Kenan-Flagler's Kenan Institute of Private Enterprise
Center for Sustainable Enterprise - UNC Kenan-Flag
Link: http://www.cse.unc.edu

Volume 1, Número 4 - Junho 2005
Essa newsletter ajuda as empresas a se tornarem socialmente preocupadas com a sustentabilidade empresial, em uma era onde a reputação é vital para as organizações um grande escândalo, ou um descuido com o meio ambiente pode acarretas grandes custos.


DICIONÁRIOS E GLOSSÁRIOS

• Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente
IBGE - Inst. Bras. Geografia e Estatística
Link: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf

Anexo disponível para download. Arquivo 01

• Catálogo Sustentável - Glossário
Centro de Estudos da Sustentabilidade
Fundação Getulio Vargas
Link: http://www.catalogosustentavel.com.br/index.cfm?fuseaction=conteudo&idSecao=12

Nesse glossário você encontra a definição de alguns termos acerca do tema sustentabilidade.

• Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
IBGE - Inst. Bras. Geografia e Estatística
Link: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf

"O Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente" está voltado a todos aqueles que se dedicam a este campo científico, atendendo a um leque amplo de usuários de diferentes áreas de conhecimento e interesses. Este volume reúne 2500 verbetes considerados os mais relevantes em estudos ambientais e que foram selecionados entre os de uso mais corrente. A sua publicação permite difundir conceitos de forma ágil, facilitando pesquisas por vezes demoradas." (Apresentação da 1ª edição)


DIREITO


• Questões de Direito Ambiental
Arlindo Philippi Jr. e Alaôr Caffé Alves Signus
Link: http://www.signuseditora.com.br

Aborda questões como Política Nacional de Recursos Hídricos, Cobrança pelo Uso da Água, Licenciamento Ambiental de ETEs. Resíduos de Saúde, Poluição Atmosférica, Responsabilidade civil em Passivos Ambientais, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, dentre outras.



ENERGIA

• Dutch energy policies from a European perspective
Wim van Arkel, Annette Bruyn, Anne Kets et al
ECN Publication
Link: http://www.ecn.nl/docs/library/report/2004/p04001.pdf

  • Vendo a Luz: Adaptando a Mudança Climática a Energias Renováveis Descentralizadas em Países em Desenvolvimento
    Henry David Venema, Moussa Cisse e outros
    CCKN - The Climate Change Knowledge Network
    Link: http://www.cckn.net/

A obra explora o papel do uso das energias renováveis descentralizadas como projetos para mitigar e responder ao problema da mudança climática. Através de estudos de caso feitos no Brasil, na Argentina, no Senegal, em Zimbábue e em Bangladesh, o livro demonstra que as energias renováveis descentralizadas podem trazer uma contribuição significativa para reduzir a vulnerabilidade de comunidades rurais aos impactos da mudança climática e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O livro também examina as condições sob as quais os países bancam e promovem energias renováveis descentralizadas através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo existente no Protocolo de Kyoto.
A publicação está disponível para compra no site: http://www.iisd.org/publications/publication.asp?pno=612. (CCKN, 6/5)

• Floresta em Chamas: origens, impactos e prevenção do fogo na Amazônia
Daniel C. Nepstad, Adriana G. Moreira e Ane A. Alencar
IPAM- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Link: http://www.ipam.org.br/publicacoes/

É uma edição revisada que aborda o efeito do fogo na floresta amazônica e analisa formas de reduzir seus impactos negativos.

• Crescimento agrícola no período 1999-2004, explosão da área plantada com soja e meio ambiente no Brasil
Antonio Salazar Pessoa Brandão; Gervásio Castro de Rezende e Roberta Wanderley da Costa Marques
IPEA - Inst. Pesq. Econ. Aplicada
Link: http://www.ipea.gov.br

"Os pesquisadores Antonio Salazar Pessoa Brandão, Gervásio Castro de Rezende e Roberta Wanderley da Costa Marques analisam o crescimento agrícola brasileiro após a mudança da política cambial, em janeiro de 1999. Eles demonstram de que maneira esse crescimento foi afetado pelo comportamento dos preços agrícolas internacionais e como ocorreram as mudanças nas áreas de plantio: “A área plantada cresceu de forma explosiva, rompendo com o padrão anterior em que área cultivada permanecia constante e o produto agrícola crescia através de aumento da produtividade da terra”."

Soja desmata ou não desmata? Veja anexo disponível para download. Arquivo 02

  • (Síntese) Seqüestro florestal de carbono no Brasil : Dimensões políticas socioeconômicas e ecológicas
    Chang Man Yu
    Publicação Pessoal

Compartilhar:


Mais Lidos | Recomendados